Se quiser implementar outros canais com os quais a Aivo não tem integração e só precisa do motor de conversação do bot, pode utilizar a API de mensagens. Por exemplo, se quiser colocar o bot numa aplicação, mas não quiser que a janela se abra, mas que o bot seja incorporado como se fizesse parte da aplicação, pode utilizar a API.
Para o fazer, terá de ter em conta o seguinte:
Complementos: Os plugins devem ser desenvolvidos inteiramente, a Aivo só fornecerá as informações em JSON.
Importante: Com o add-on Assisted Browsing não será possível manter o histórico de chat ao redirecionar para outra página, a menos que se trabalhe nessa implementação.
Integrações: Se já tiver integrações e decidir continuar através da API, não são necessários ajustes. No caso de a integração conter add-ons (carrossel, botões, etc.) é necessário validar o seu funcionamento e adaptá-lo ao fornecedor utilizado, ou seja, dependerá do canal onde é utilizado e do alcance dos add-ons nele existentes.
Formulários: é necessário desenvolver a sua estrutura, mesmo que o canal os adapte a call back, eles funcionarão corretamente.
Analytics: se tiver a API ao analisar os canais implementados com a mesma, deve aplicar no filtro Canais "Api Pública".
Importante: Se ligar mais do que um canal através da API, todos eles serão analisados sob o filtro indicado ("API Pública"), não sendo possível aplicar uma distinção.
SDK: Através da API pode enviar os dados que desejar dentro do parâmetro "utilizador", para os utilizar nas integrações ou para os ver nos Relatórios de conversação, por exemplo.
Importante: Se a API for utilizada, a Aivo não poderá fornecer suporte para a ferramenta com a qual a integração é realizada, pois são plataformas das quais não tem conhecimento.
Tenha em conta que este tipo de prática requer uma equipa de programadores devido ao seu nível de complexidade.