O Flows foi projetado para casos de uso baseados em formulários, personalizando os percursos de conversação e oferecendo experiências interativas, que buscam aumentar as oportunidades de conversão ou monetização do negócio. Assim, é possível criar fluxos para realizar uma variedade de tarefas com seus clientes, como:
● Geração de leads
● Agendamento de consultas
● Autenticação (cadastro e login) e registro (eventos, newsletters, etc.)
● Suporte ao cliente e feedback
A partir da Aivo, você pode operacionalizar essa funcionalidade como um complemento dentro de suas integrações personalizadas, solicitando-a tanto em novos desenvolvimentos quanto em ajustes nos quais você já tenha trabalhado no canal WhatsApp. Conheça aqui o processo para o desenvolvimento de integrações personalizadas a partir do portal de Professional Services.
O funcionamento é simples, pois os fluxos são vinculados a partir de um CTA (Call-to-Action) dentro de uma mensagem e são compostos por:
Telas: ao tocar no CTA do fluxo em uma mensagem, o usuário terá acesso à tela inicial do mesmo. Em seguida, o usuário pode interagir com o fluxo para se mover por várias telas até completá-lo.
Designs: definem como os componentes são apresentados dentro de um fluxo, proporcionando uma aparência estruturada.
Componentes: podem ser usados para mostrar informações e criar campos de entrada para os usuários. Também é possível incluir texto, imagens e links incorporados ou criar campos de entrada para que os usuários os preencham por meio de entradas de texto, menus suspensos, caixas de seleção, botões de opção, inscrição voluntária e seletores de data. Neste link da META, você encontrará mais informações.
É importante observar que, atualmente, os fluxos do WhatsApp são compatíveis com Android v23.19 e iOS v23.19 e não podem ser abertos em dispositivos complementares (por exemplo, WhatsApp Web).
Veja abaixo alguns casos de uso
Exemplo de fluxo de interação para calcular um empréstimo