Esse node faz parte da categoria de nodes Aivo e permite que dados temporários sejam armazenados na memória cache, de modo que possam ser recuperados posteriormente, em qualquer ponto da integração. Ou seja, os dados armazenados permanecem em um fluxo e continuam disponíveis quando o fechamento da etapa é alcançado.
Além disso, ele pode ser configurado para que os valores armazenados sejam específicos da sessão ou compartilhados por todas as sessões.
Faça o download do fluxo com os exemplos neste link.
Abaixo, você encontrará a descrição dos campos que usará no processo, conforme mostrado no vídeo
- Name: nome personalizado que é dado ao node e que será visível no espaço de trabalho do Studio.
- Key (Obrigatório): nome da chave que será armazenada em cache e depois usada para recuperar o valor armazenado em cache.
Este campo suporta a sintaxe {{varExample}}, que é usada para acessar propriedades do objeto MSG, por exemplo, msg.varExample. - Global: selecione false para indicar que o valor salvo está vinculado exclusivamente a uma sessão de usuário específica e true se for necessário que o valor seja salvo globalmente para todas as sessões existentes na instância.
- Method: lista os 4 métodos utilizados para operações em cache GET/ SET/INCREMENT/ DELETE
- GET: usado para acessar informações armazenadas em cache.
Se este valor não existir, será retornado “nulo”.
Se os dados que deseja recuperar foram salvos anteriormente com o parâmetro Global, selecionando:
- True: estará disponível para todas as sessões, como se fosse um cache de bot público.
- Falso: estará disponível apenas na sessão em que o cache foi gravado, como cache específico da sessão.
- Output: nome da variável em que o valor recuperado do cache será armazenado; pode ser uma variável existente ou nova.
- Decrypt: descriptografa dados em cache que foram criptografados anteriormente.
- SET: serve para armazenar informações em cache, por meio de uma chave, para recuperá-las posteriormente.
- Input: nome da msg, string ou variável JSON a ser armazenada em cache.
- Expires: indica o período de tempo, em minutos, em que os dados serão armazenados em cache. Por padrão, os dados são armazenados em cache por 60 minutos. O tempo pode ser de no mínimo um minuto e no máximo 1440 minutos, o que equivale a um dia.
- Encrypt: criptografa os dados a serem armazenados em cache. Se criptografarmos os dados armazenados, precisaremos ativar a descriptografia para poder lê-los. Ou seja, se você salvar um dado e definir a criptografia, para recuperá-lo, deverá fazer o processo inverso. A diferença é que internamente os dados são armazenados no cache em um formato criptografado e ilegível.
- INCREMENT: sé aplicada como um contador; a cada execução, o valor é incrementado em 1 (um); se a variável não existir antes da entrada do node, ela será inicializada com o valor 1. Nesse método, o Output é concluído, como em GET.
- DELETE: é implementado para excluir a chave e o valor armazenados (previamente salvos com o node de cache), iniciando a partir de uma chave especificada no campo Key.
Quando os dados armazenados em cache expiram ou são excluídos, seu valor se torna nulo.
Se os dados foram salvos com a variável Global configurada como True, o node que estiver configurado com o método DELETE deverá possuir esta propriedade da mesma forma. O mesmo conceito se aplica ao caso em que no momento de salvar os dados a propriedade Global foi definida como False.
- GET: usado para acessar informações armazenadas em cache.
Informação chave:
|
c. Para qualquer um dos métodos disponíveis para seleção no node (GET, DELETE, INCREMENT e SET), caso a configuração do parâmetro “Global” seja “False”, se o ID do usuário do agentbot não existir quando o node receber a solicitação , a mensagem de aviso "O ID do usuário do agentbot não está presente no objeto msg e global é falso. Os dados armazenados podem estar inacessíveis" será exibida na janela de depuração do Studio. Neste cenário a variável será salva, mas de forma “Global” e os dados deverão ser recuperados da mesma forma (“Global”). |
d. Se você usar o node de cache, em conjunto com um node http in, será necessário inserir o ID manualmente. Neste caso você pode fazer isso em uma dessas propriedades na seguinte ordem de precedência:
|
Todos os nodes de cache já configurados continuarão funcionando normalmente e você não precisará executar nenhuma ação nos novos nodes de cache configurados, nem mesmo quando usar um node de solicitação http ou qualquer outro que reescreva a carga útil. |