Um web service é uma tecnologia que permite que diferentes aplicativos se comuniquem entre si, se integrem, compartilhem dados e funcionalidades por meio da Web de forma padronizada, usando linguagens de marcação, como XML ou JSON, e geralmente operando com protocolos de comunicação, como HTTP ou FTP.
Isso significa que eles podem ser usados por aplicativos desenvolvidos em diferentes linguagens de programação e executados em diferentes plataformas.
Há vários tipos de serviços da Web, mas os três mais comuns são:
- SSOAP (Simple Object Access Protocol): é um protocolo de comunicação que usa XML para codificar mensagens e permite a comunicação entre aplicativos de forma estruturada. O SOAP é conhecido por sua robustez e capacidade de lidar com transações complexas, mas pode ser mais pesado em termos de largura de banda.
- REST (Representational State Transfer): é um estilo de arquitetura de software que usa métodos HTTP (GET, POST, PUT, DELETE etc.) para realizar operações em recursos da Web. Os serviços da Web RESTful são conhecidos por serem simples e eficientes, pois usam formatos leves, como JSON, para representar dados, permitem a reutilização do código a ser consumido em várias plataformas e oferecem maior segurança, pois o serviço da Web impede o acesso direto ao banco de dados
- JSON-RPC y XML-RPC: esses são protocolos leves que permitem a invocação de procedimentos remotos usando notação de objeto em JSON ou XML, respectivamente. Eles são mais simples do que SOAP e REST, mas também podem ser menos flexíveis em termos de tratamento de transações complexas.